quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Saúde das unhas: micoses

Oi! Quarta-feira é dia de saúde, e o assunto de hoje é “micose”. Quer saber um pouco mais sobre isso? Vamos aos tópicos!
1. O que é a micose?
Chamada de “onicomicose”, é uma infecção causada por fungos que ocorre nas unhas.
2. Quais são as causas?
Os fungos se proliferam continuamente, especialmente em ambientes úmidos e com altas temperaturas,como praias, por isso fique atento quando voltar de viagem. Como a micose é contagiosa, podemos pegá-la também ao usar materiais (como lixas e alicates) que foram infectados.
3. Quais são os sintomas?
Existem vários sintomas, que estão associados aos tipos de fungo causadores da doença (que são vários). Pode haver um descolamento da unha do seu “leito” e há acúmulo de uma materiais (uma “sujeira”) debaixo dela. A unha também pode apresentar aspecto esbranquiçado ou engrossar muito, com alterações em sua superfície (fica ondulada).
4. O que fazer para evitar?
Não andar descalço na terra, lugares úmidos etc. Use luvas quando for mexer na terra e sempre use chinelo em locais como chuveiros públicos e saunas, pois assim seu pé estará mais protegido dos fungos que podem estar nessas superfícies.
Não compartilhe materiais para manicure e sempre que for em salões de beleza, procure levar seu kit para evitar contaminações.
Use meias de tecidos mais leves, como o algodão, assim como calçados abertos pois ambos irão permitir que o suor evapore, impedindo que o pé fique úmido.
5. E o tratamento?
Pode ser preciso o uso de soluções, cremes, pomadas, esmaltes, óleos etc. Lembrando que são todos medicamentos e devem ser utilizados com a recomendação de um DERMATOLOGISTA. Assim que você suspeitar que está com micose, visite um médico.
O tratamento pode durar algum tempo. É recomendado que se evite o uso de esmaltes, pois ele vai formar uma camada que inviabiliza o medicamento de penetrar nas unhas e assim, corrigir o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, vou adorar receber sua participação! Se quiser, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita. Obrigada :)