quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Saúde das unhas: unha encravada

Oi gente! Hoje é dia da nossa tag sobre saúde e sobre o tema de hoje entendo bem. Unha encravada causa uma dor horrível! Vou falar um pouquinho mais sobre isso.
1. O que é unha encravada?
Quando a unha “entra” dentro da pele, dizemos que ela encravou. Isso geralmente acontece com as unhas dos pés, mas pode acontecer com as mãos também se você não tomar cuidado na hora de cortar.
2. Como posso identificar se estou com este problema?
Um dos principais sinais de que sua unha está encrava é a dor, tanto quando você aperta o dedo (que geralmente fica bem inflamado) ou quando está andando. É importante que você NÃO mexa, cutuque ou tente desencravá-la sozinho(a), pois isso pode piorar a situação.
3. O que fazer para melhorar?
Minha principal recomendação é procurar um podólogo. No início, fui ao médico para tratar o problema e fiz várias cirurgias para retirar a unha e não adiantou (segundo minha podóloga, isso só fez com que a unha entortasse ainda mais). Pode ser muito (MUITO mesmo) doloroso visitar um especialista pela primeira vez para desencravar, mas com o tempo e o uso dos métodos para correção da unha esse problema praticamente some. Visite o podólogo sempre que achar que sua unha está voltando a encravar!
A minha segunda recomendação é evitar sapatos de bico fino e qualquer tipo de calçado que aperte a região dos dedos. Cuido com isso até hoje, porque até mesmo alguns tênis têm a ponta mais fina.
Para evitar que a unha volte a encravar, lixe sempre a unha no formato quadrado e reto, para que os cantinhos não “entrem” na pele.
É isso gente! Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, vou adorar receber sua participação! Se quiser, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita. Obrigada :)