quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Saúde das unhas: o hábito de roer

Oi gente! Hoje, quarta-feira, é dia da nossa tag sobre saúde das unhas e o tema é “roer unhas”. Você vai saber um pouquinho mais sobre esse problema e o que fazer para parar de vez com isso.
Qual pode ser a causa do hábito de roer?
Muitos psicólogos afirmam que roer unhas é um sinal de ansiedade. Portanto, quando estamos sujeitos a situações de stress e tensão temos tendência a extravasar isso de alguma forma e algumas pessoas acham como solução roer suas unhas.
Por que parar de roer unhas?
É um hábito totalmente anti-higiênico, pois acumulamos diversas bactérias nas unhas. Ao levá-las à boca, transmitimos todos esses germes para dentro do nosso organismo. Fora isso, os dedos ficam machucados, sangram etc.
E agora, o que eu faço para interromper esse hábito?
O essencial é FORÇA DE VONTADE! Algumas coisas podem te ajudar como, por exemplo, fazer um diário. Bobo né? Mas anotar o que você sentiu pode ajudar a identificar as causas dessa ansiedade.
O segundo passo é usar aqueles esmaltes com gosto ruim. Ele não vai fazer com que você não queira mais roer unhas, já que se acostuma ao gosto, mas vai mandar uma mensagem para o seu cérebro dizendo: “estou roendo minhas unhas” e impede que roer se torne um ato mecânico. Se você lembrar que está roendo, vai poder parar sua ação.
Muita gente usa unhas postiças. Não sei dizer se isso ajuda, mas tente. Não precisa ser aquela unha enorme e difícil de cuidar, existem unhas em gel que são curtas e não incomodam.
Outra coisa que pode ajudar é manter as unhas sempre bem feitas. Lixe bem para evitar que elas quebrem e passe um esmalte que você goste, assim você vai desejar que ele dure mais e vai evitar roê-lo.
É isso gente. Espero que isso ajude vocês de alguma forma!
Um beijo e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, vou adorar receber sua participação! Se quiser, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita. Obrigada :)