quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Saúde das unhas: manchas brancas

Oie! Quarta-feira sempre era dia de acessórios úteis, vocês se lembram? Então, essa é a nova tag do blog: a saúde das unhas. Afinal, não é só de esmaltes bonitos que nossas queridinhas precisam né.
O primeiro subtema que escolhi para tratar hoje foram as manchas brancas. Lembro que, quando eu era mais nova, tinha algumas. Meu pai costumava dizer que cada mancha significa uma mentira que você já contou!
Bom, vamos à parte científica da coisa. O nome oficial delas é Leuconíquia.
clip_image001
(Referência da imagem)
1. Por que elas surgem?
As manchas ou o total embranquecimento das unhas é pode ser resultado de vários fatores. Elas podem surgir como resultado de um trauma sofrido, como retirar as cutículas em excesso e com frequência. Outro fator que causa o aparecimentos da leuconíquia é o contato direto com produtos químicos (como produtos de limpeza) ou a falta de vitaminas.
2. Como detectar a origem do problema?
A primeira atitude a ser tomada é a mudança de hábitos. Se surgir apenas uma mancha pequena, a unha irá crescer e logo você pode cortá-la. Porém, se o problema persistir, tente descobrir o que está causando.
3. Que atitudes devo ter para solucionar o problema?
Primeiro: se você trabalha com produtos químicos, use luvas. Segunda medida: evitar tirar cutículas ou retirá-las apenas superficialmente e com menos frequência. Terceiro e último: se nada disso resolver, tente uma mudança na sua alimentação. Talvez uma carência de nutrientes seja a causa! Fará bem para suas unhas e para sua saúde no geral.
4. O que usar/o que comer para ajudar?
Procure produtos com os seguintes elementos: d-pantenol, queratina e methiosilane C, que vão fazer com que a unha fique mais forte e protegida.
Na alimentação, procure consumir alimentos ricos em vitaminas do complexo B, biotina, metionina, silício e zinco. Exemplos de onde se encontram esses nutrientes: carnes em geral, iogurte, batata, cereais, peixe, ovos, cebola, mel, abóbora, ervilha, beterraba e brócolis.
5. E se nada disso adiantar?
É muito importante procurar um médico, pois pode ser algum problema mais sério ou que necessite de um tratamento diferenciado. A ajuda de um profissional é sempre importante

É isso aí pessoal! Um post super longo e cheio de textos mas saúde é assunto sério e quero ajudar vocês a resolver e identificar problemas com suas unhas! Lembrando que eu pesquisei bastante para este post em sites que tenham a ver com medicina.
Um beijo, até amanhã!

2 comentários:

  1. Isso aconteçeu comigo foi quando eu tirei o meu esmalte ai vi varis manchinhas brancas, meu pai disse que podia ser fungo e minha professora de historia micose mais agr ja sei oq é :) assim ja fico mais tranquila

    ResponderExcluir

Comente, vou adorar receber sua participação! Se quiser, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita. Obrigada :)