quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Saúde das unhas: cutículas

Oi! Tudo bem com vocês? Como vocês sabem, quarta-feira agora é dia de falar sobre a saúde das nossas unhas! Resolvi fazer um post sobre algo que eu vivo falando aqui: cutículas.
O que é a cutícula?
Cutículas são as “pelinhas” que temos ao redor das unhas. Muitas vezes elas levantam e acabam inflamando ou machucando. Por isso é necessário um cuidado mais adequado com elas.
Qual é a importância dessa pele?
Toda a importância! Não é para dar a louca do alicate que elas existem, e sim para proteger as nossas unhas, formando uma barreira natural. Por isso, não devemos retirá-las. Quanto mais se tira, mais machucadas e ressecadas elas ficam.
Vou fazer um tutorial básico para quem quiser parar de tirar as cutículas, algo que eu sigo há um tempo. Veja o que vai precisar:
1. Tenha um alicate bem afiado para os momentos de necessidade e uma espátula para empurrar cutículas;
Alicate espatula
2. Álcool 70%, uso para higienizar os materiais com que vou fazer a unha. Não é o ideal para retirar todas as bactérias, mas ajuda;
Álcool
3. Muitos, MUITOS produtinhos hidratantes;
Produtos para cutícula
  • A- Creme para mãos e unhas (Vasenol)
  • B- Mira cuticle redutor de cutículas (Avon) – aqui
  • C- Cera nutritiva (Granado)
  • D- Bepantol derma – aqui
  • E- Amolecedor de cutículas (Casco cavalo) – aqui
  • F- Creme para mãos e unhas Glicerina (Avon) – aqui
4. Boa vontade e firmeza para seguir sempre!
Para começar a tirar as cutículas, faça os seguintes passos:
1. Encha uma bacia com água morna e passe amolecedor de cutículas em seguida. Corte com o alicate APENAS as cutículas que estejam levantadas, como essa:
Cutícula
2. Seque bem as mãos e comece a hidratar. Passe um hidratante no mínimo uma vez por dia e antes de fazer as unhas. Abuse mesmo, pois eles serão seus aliados.
3. Repita o procedimento 1 sempre que houver cutículas levantadas para evitar que elas enrosquem em algum lugar e acabem inflamando.
Em algum tempo você já vai sentir a diferença! Suas unhas estarão mais fortes e protegidas e logo logo sua cutícula vai ficar macia e hidratada.
É isso gente. Gostaram?
Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, vou adorar receber sua participação! Se quiser, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita. Obrigada :)